Como umorganização liderada por refugiados, a UREP tem orgulho de ser parceira do NOVO ABC em Portugal. Nosso papel inclui:
Colaborar com a Universidade do Porto e outros interessados para projetar a ação piloto portuguesa, garantindo que os jovens refugiados e migrantes sejam co-criadores das atividades.
Engajar diretamente com crianças e jovens refugiados, migrantes e apátridas — trazendo experiências vividas para os processos de mentoria, treinamento e co-criação.
Apoiar o desenvolvimento de ferramentas e manuais (por exemplo, “Mentoria para Melhor Integração”, “Empoderamento de Menores Migrantes Não Acompanhados através da Co-criação Multimodal”) para uso no contexto português.
Facilitar o alcance comunitário e atividades interculturais que construam e fortaleçam ambientes escolares e comunitários inclusivos para que crianças e jovens deslocados prosperem.
Através do NOVO ABC, a UREP ajuda a desafiar modelos tradicionais de integração educacional de cima para baixo e, em vez disso, promoveco-criação, agência e empoderamentopara jovens que muitas vezes foram excluídos da tomada de decisões. Os resultados do projeto visam ser sustentáveis, escaláveis e relevantes para políticas e práticas — o que significa que o trabalho realizado em Portugal ajudará a informar estratégias europeias mais amplas para inclusão.